top of page
Buscar

Ansiedade!

  • Foto do escritor: Danilo Santos
    Danilo Santos
  • 29 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jan.

Quando o futuro traumatiza

 

Uma mulher aflita com as mãos na cabeça sofrendo de ansiedade
Ansiedade

Já iniciei este texto tantas vezes que comecei a sentir uma insegurança em relação ao rumo que deveria tomar. Primeiro, escrevi algumas linhas sobre a abordagem técnica, depois sobre o funcionamento da ansiedade no cérebro e seu papel como mecanismo de defesa. Ao perceber que poderia ficar muito longo, passei alguns dias pesquisando teorias e compreensões sobre o tema. Com tanto material consultado e tanto a explicar em um texto tão curto, não pude evitar a ansiedade que começou a surgir.

Nesse ponto, quando começamos a pensar no futuro e nas dificuldades que ele pode trazer, é exatamente aí que a ansiedade começa a tomar forma. Ela se apresenta como uma insegurança diante do desconhecido que está por vir. Será que o meu texto será lido? Estará claro o suficiente? As pessoas se identificarão com esses exemplos ou seria melhor abordar a ansiedade antes de uma prova? Esses questionamentos são comuns e até necessários, pois me ajudam a me preocupar o suficiente e a me esforçar ao máximo para entregar o melhor de mim.

Aqui, a ansiedade se torna uma ferramenta útil, que pode ser resolvida com um pouco mais de tempo, observação e preparo, e, assim, os sintomas se dissipam junto à resolução do problema. No entanto, a angústia de escrever poderia ter alcançado níveis alarmantes, manifestando-se em outros momentos do meu dia, como dentro do carro parado no trânsito, dificultando a identificação de suas raízes. Poderia se manifestar em um turbilhão de sentimentos. Nesses casos, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional. Nós, psicólogos, contamos com uma formação acadêmica aliada a experiências clínicas que nos permitem identificar a causa da ansiedade e, junto ao paciente, encontrar a melhor forma de conduzir essa fase. Trabalhamos para transformar os sintomas em um entendimento mais profundo do próprio eu, descobrir as razões por trás desses sentimentos e aprender a lidar com eles.

A busca é sempre por um novo você, um novo eu, mais em contato com seu interior. A psicanálise busca suas próprias potencialidades e, embora isso possa gerar algum sentimento de ansiedade ao conhecer esse novo eu, nosso trabalho é prepará-lo para esse momento pleno de vida.


 

 
 
 

Comments


© 2024 por Danilo Santos

bottom of page